As 5 cidades portuguesas que você não pode deixar de visitar
Conheça as 5 cidades portuguesas que você precisa visitar ✦ Lisboa | Algarve | Sintra | Guimarães | Braga
Se você tem vontade de conhecer Portugal, mas não sabe por onde começar. Fique tranquilo! Estamos aqui para ajudar você. A seguir, você vai conhecer quais as cidades que você não pode deixar de visitar quando estiver fazendo turismo em Portugal.
Preparado? Vamos lá!
Lisboa: além de ser a capital do país, é a maior cidade portuguesa
Situada na costa de Portugal, Lisboa fica próxima a diversas praias do Atlântico – Estoril é uma delas.
Se você vai passar alguns dias pela capital, confira o que você não pode deixar de fazer:
- Observe todos os pontos turísticos da cidade a partir do miradouro do Castelo de São Jorge. A fortaleza foi construída no século 11, sendo considerada uma das principais atrações de Lisboa. Os visitantes podem percorrer muralhas e torres, além de conhecer o sítio arqueológico do local. A vista é de tirar o fôlego!
- É bem provável que você passe pela Praça do Comércio, localizada próxima à margem o Rio Tejo. Os edifícios, ao seu redor, já serviram de moradia para a realeza durante muito tempo. Nos dias de hoje, essas edificações estão ocupadas por departamentos governamentais, hotéis e restaurantes. Martinho da Arcada, por exemplo, é o café-restaurante mais antigo do local e que ainda está em atividade – foi inaugurado em 1782, considerado – hoje – um patrimônio cultural.
- Se você é um amante dos animais marinhos, vai querer conhecer o aquário mais bonito do mundo. O Oceanário de Lisboa se encontra às margens do Rio Tejo, onde abriga diversas espécies. A viagem ao fundo do mar vai ser inesquecível!
Região de Algarve: composta por mais de 10 cidades
Com dias bastante ensolarados, ar fresco e muita calmaria, Algarve é a região favorita de muitas pessoas. Localizada no sul de Portugal, está entre os destinos mais bonitos do país.
A região é composta por 16 cidades, sendo Faro considerada a capital de Algarve, além de ser a mais populosa. Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António também compõem a região.
Você pode escolher as praias que deseja conhecer, visitar o Centro Histórico e a Praia dos Pescadores, passear de barco e muito mais. Opções não vão faltar!
Sintra: a cidade turística no sopé da serra
Localizada próxima à capital, é a segunda maior cidade portuguesa – perdendo apenas para Lisboa. Sintra é famosa por seus castelos e palácios, com muito charme e beleza. É uma cidade montanhosa e, por isso, é comum dias nebulosos e dias mais frios.
O Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e o Palácio da Pena são as atrações mais icônicas de Sintra. Se você ficar alguns dias por lá, pode conhecer os Palácios Nacional e de Monserrate.
O Castelo dos Mouros fornece a você uma vista incrível da cidade, podendo observar outros castelos lá do alto. Acredita-se que foi construído depois da conquista da Península Ibérica pelos mulçumanos, ao redor do século 10.
Já a Quinta da Regaleira foi construída entre 1904 e 1910, próxima ao centro de Sintra. Você vai passear por poços, passagens estilo secretas, lagos, mirantes e terraços – um verdadeiro conto de fadas.
O Palácio da Pena está localizado em um dos pontos mais altos da cidade, sendo utilizado como o cartão postal de Sintra. É uma incrível representação do Romantismo do século 19. Ao redor, muita área verde, fontes e construções de tirar o fôlego. As variadas salas, aposentos e terraços do palácio oferecem vistas diferentes, mas sempre encantadoras.
Guimarães: o Berço de Portugal
A cidade histórica, situada no norte do país, traz a sensação de estarmos andando em um museu a céu aberto. Diversos monumentos arquitetônicos superimportantes estão lá, ganhando destaque o Castelo de Guimarães – construído no século 10, está entre os principais marcos da fundação do país.
É considerada como o “Berço de Portugal”. O primeiro Rei de Portugal, Afonso Henriques, que morava na cidade, deu início as batalhas de independência – depois de grande parte da Península Ibérica já estar tomada pelos mouros, durante o século 10. Em torno de 1128, os principais acontecimentos políticos e militares aconteceram, o que acabou resultando na independência do país.
Você também pode visitar:
- Muralha de Guimarães
- Paço dos Duques de Bragança
- Igreja da Consolação
- Praça da República do Brasil
- Igreja de São Francisco
Braga: a cidade mais antiga de Portugal
Com mais de 2 mil anos de história, Braga é considerada a cidade portuguesa mais antiga. Entre os anos de 136 a.C e 14 d.C, o local já era ocupado por povos celtas – conhecidos como Brácaros.
O Santuário do Bom Jesus do Monte está entre os pontos turísticos mais importantes da cidade, situado no topo da colina. Uma igreja, uma escadaria – onde se desenvolve a Vila Sacra do Bom Jesus – e uma área verde do Parque do Bom Jesus compõem esse conjunto arquitetônico-paisagístico, além de alguns hotéis e o Elevador do Bom Jesus. É considerado um Monumento Nacional e um Patrimônio Mundial da Humanidade.
Você também pode tirar um tempinho para conhecer o Jardim de Santa Bárbara, o Museu Pio XII e o Parque São João da Ponte. Para os amantes de ciências, você pode visitar o planetário Casa da Ciência de Braga.