A gastronomia portuguesa tem forte influência dos oceanos Atlântico e Mediterrâneo - uma quantidade elevada de peixes é tradicionalmente consumida no país. A dieta mediterrânea tem como base a trilogia pão, vinho e azeite, em conjunto com legumes e peixes da dieta atlântica. Se estiver pensando em fazer turismo em Portugal, este artigo é para você!

Saboreando as informações? Continue com a gente para saber mais!

gastronomia em portugal

Os pratos típicos da gastronomia em Portugal

Não há dúvidas de que a população portuguesa se alimenta muito bem. Frutos do mar e peixes aparecem em abundância nos cardápios, ao lado de vinhos deliciosos e uma grande variedade de frutas e legumes.

Entre os principais pratos da gastronomia portuguesa, podemos citar a sardinha assada. Ela está muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, geralmente acompanhadas de pimentões verdes e batatas cozidas.

Mas é o bacalhau que é o peixe mais consumido do país. Entre tantas diferentes formas de prepará-lo, o bolinho de bacalhau é considerado quase que uma relíquia portuguesa.

Criado em Porto, um dos pratos mais deliciosos de Portugal é a francesinha. Pão, bife, linguiça, bacon, queijo e presunto, ovo e um molho à base do vinho de Porto, além de tomate e pimenta piri piri, são os alimentos que compõem a iguaria. Há quem diga que, uma vez que se experimenta, se apaixona. Normalmente, a francesinha é servida com batatas fritas.

Semelhante a uma linguiça, a alheira é um tipo de embutido defumado que é produzido a partir de carnes de aves, porcos ou de caça. Pode ser servida frita, assada ou até mesmo envolvida por uma massa folhada.

O prato Cozido à Portuguesa é uma mistura de feijão, carnes de porco, boi e frango, batata, couve-flor, nabo, cenoura e morcela. Só pelo nome já podemos imaginar o quão tradicional esse prato é na gastronomia portuguesa, não é?

A adega: os melhores vinhos de Portugal

A seguir, escolhemos 3 vinhos que estão entre os melhores da gastronomia portuguesa – um tinto, um branco e um rosé. Confira!

O Quinta Vale D. Maria da Vinha Francisca 2018 Douro Tinto se destacou entre os 1400 vinhos avaliados na oitava edição do Concurso Vinhos de Portugal. Com um aroma intenso e uma coloração vermelha opaca, o vinho é bastante concentrado e complexo – uma mistura de fruta madura, ameixa preta e amora, além das notas florais típicas da região.

Produzido próximo à região da Serra da Estrela, o Villa Oliveira Encruzado Dão Branco é perfeito para pratos compostos por peixes mais estruturados ou com queijos mais intensos. A uva branca portuguesa traz um sabor elegante e fresco ao vinho, o qual é bem incorporado.

O Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Rosé 2017 apresenta uma coloração salmão e aromas marcantes de frutas vermelhas e tropicais, de base suave e bastante rica. O paladar é intenso e envolvente, um tanto quanto refrescante.

Pratos & Vinhos: a combinação perfeita

Os vinhos tintos são ótimos acompanhantes para diferentes tipos de pratos. Os vinhos mais leves combinam melhor com pratos de carnes vermelhas grelhadas ou assadas, pizzas, molhos leves, frango assado ou cozido, além de risotos simples e queijos não curados.

Os vinhos tintos mais encorpados são indicados para acompanhar pratos com carnes assadas e queijos curados, carnes de caça e outras comidas mais temperadas.

Os vinhos rosé funcionam como um meio termo, aliando-se muito bem a entradas, verduras gratinadas e charcutaria. Evite tomá-los com pratos de comidas específicos às estações frias ou com pratos muito quentes.

Já os vinhos brancos acompanham muito bem os pratos compostos por peixes e frutos do mar. Na mesma lógica dos vinhos tintos, os vinhos brancos mais leves acompanham melhor os pratos leves, enquanto os vinhos brancos mais acentuadas caem melhor com pratos de peixes defumados e bacalhau, por exemplo.

Além disso, os vinhos brancos também são ótimos aliados de pratos à base de manteiga e azeite. E aí, já escolheu sua refeição à la Portuguesa de hoje?

Recent posts

Menu

Pages